Número total de visualizações de páginas

21/09/2009

A Cultura Medieval

Iluminura das Cantigas de Santa Maria (Ms. escurialense).
No link que aqui se disponibiliza poderás conhecer um pouco melhor as manifestações culturais e as instituições responsáveis pela cultura neste período.

Observa o quadro e responde às seguintes questões:


a) Qual o papel destinado às escolas monásticas e episcopais?

b) Apresenta uma explicação para o surgimento de cada vez mais universidades na Europa.

c) Identifica o rei português que se distinguiu como poeta.

14 comentários:

Anónimo disse...

a) Escolas monásticas – Bibliotecas , reprodução de livros e iluminuras.
Escolas episcopais – destinavam-se a preparar os novos clérigos urbanos.
b) O desenvolvimento económico e urbano dos sécs. XII e XIII, o ensino ministrado nas escolas dos mosteiros e das catedrais, dedicado à formação religiosa, tornou-se insuficiente, até porque também alguns membros da nobreza e da burguesia desejavam, agora, saber mais.

c) O rei português que se distinguiu como poeta foi D . Sancho.

De.: Inês Costa 8ºA nº7

Anónimo disse...

a)o papel destinado para a escola episcopais e andar nas cidades para preparar novos clérigos urbanos e as escolas monasticas e para formar monges e locais de estudo.

b)Com o desenvolvimento economico e urbano do sec. XII e sec.XIII, o ensino ministrado nas escolas dos mosteiros e das catredrais, dedicado à formaçao religiosa, torno-se insuficiente, até porque também alguns membros da nobreza e da burgusia desejavam, agora, saber mais.











c)o rei que se desiguenou como poeta e D. Sancho 1

Anónimo disse...

a)O papel destinado ás escolas monasticas é ( formação dos monges) bibliotecas ( local de estudo e guarda de antigas obras ) reprodução de livros ( pelos copistas no scriptoriu luminuras ( arte )e escolas episcopais ( nas cidades, nas sés) e destinam-se a preparar os mares cléricos urbanos.
Joao

Anónimo disse...

a)As escolas monasticas serviam para formar os monges e as episcopais serviam para preparar os clerigos urbanos.

b)Para responder a novas necessidades (nao só religiosas) que incluía o estudo das Letras e das Ciências.

c)D.Sancho I

Pedro Piçarra nº12

Anónimo disse...

a) Escola monásticas:

- formação de monges "biblioteca"

- local de estudo e guarda de obras antigas "reprodução de livros"

-iluminares "arte"

Escolas episcopais:

- destinam-se a prepar os novos clerigos urbanos


b) Com o desenvolvimento economico e urbano dos secs. xii e xiii, o ensino ministrado nas escolas dos mosteiros e das catedrais, dedicado á formação religiosa, tornou-se insuficiente, até porque alguns membros da nobreza e da burguesia desejavam saber mais e foi apartir daí que surgiram as primeiras universidades.


c) O rei foi D.Sancho.



Amélie
nº1

Anónimo disse...

a)as escolas monasticas serviam para formação de monges que era nas Bibliotecas local de estudo e guarda de
antigas obras.

b)surgiram mais universsidades no século XII e XIII para responder a mais nessessidades que não eram só as religiosas.como o estudo das letras e das ciências.

c)O rei português se tornou poeta foi o rei D. Sancho I.

andreia Nº 4 8ª

Anónimo disse...

a) escolas episcopais destinavam-se a preparar os novos clerigos urbanos.


continuação porque me tinha esquecido.

Andreia nº4 8ª

Anónimo disse...

a)
Escolas monásticas-destinadas há preparação dos futuros clérigos.Assumiram também um papel fundamental na difusão da cultura e na sua preservação através das suas bibliotecas ou livrarias.
Escolas Episcopais- Funcionavam nas catedrais ou nas sés.Estavam destinadas a preparar os clérigos urbanos, os seus ensinamentos baseavam-se nos comentários dos livros sagrados.
b)
O crescimento económico e urbano dos séc.XII e XIII, o ensino ministrado nas escolas dos mosteiros e das catedrais, dedicando-se á formação religiosa, tornou-se insuficiente, até porque alguns membros da nobreza e da burguesia queriam saber mais.
c)
O rei português era D.Sancho I

Marlene Silva Nº11

Anónimo disse...

b) Desenvolvimento económico e urbano do séc:XII e xIII, o ensino ministrado nas escolas dos mosteiros e das catedrais, dedicado á formação religiosa, tornou-se insuficiente, até porque também alguns menbros da nobreza e da burguesia desejavam, agora, saber mais.

c)O rei portugues que se destingiu como poeta foi D. Sancho I.

joao

Anónimo disse...

a) As escolas monásticas eram destinadas á preparação dos futuros clérigos. E as escolas episcopais eram destinadas a preparar os clérigos urbanos.

b)A razão do surgimento de muitas universidades em europa foi com o desenvolvimento económico e urbano dos sécs. XII e XIII, o ensino ministrado nas escolas dos mosteiros e das catedrais, dedicado à formação religiosa, tornou-se insuficiente, até porque também alguns membros da nobreza e da burguesia desejavam saber mais.

c) Esse rei foi D.Sancho

Rita Moutinho/ nº3

Unknown disse...

a)A função das escolas monásticas era formar monges, reproduzir arte (Iluminuras) e também a reprodução de livros que era feita pelos copistas.
A função das escolas episcopais era preparar novos clericos urbanos.

b)A razão porque começaram a surgir mais universidades na europa deu se ao crescimento económico e urbano dos séc.XII e XIII, o ensino ministrado nas escolas dos mosteiros e das catedrais, dedicando-se á formação religiosa, tornou-se insuficiente, até porque alguns membros da nobreza, e da burguesia queriam saber mais.

c)O rei português que se destingui como poeta, foi D.Sancho.


Inês Canelas nº8, 8ºA

Anónimo disse...

a) As escolas monásticas são destinadas aos futuros clérigos. As aulas são realizadas nas bibliotecas onde guardavam os livros mais antigos. As escolas episcopais realizavam-se nas sés ou catedrais que se destinavam a preparar os clérigos urbanos.

b)A explicação é que com o desenvolvimento económico e urbano dos sécs. XII e XIII, o ensino ministrativo nas escolas dos mosteiros e das catedrais, dedicado à formação religiosa, tornou-se insuficiente, até porque também alguns membros da nobreza e da burguesia desejavam.

c)D. Sancho foi o rei portugês que se destinguiu como poeta.



Pedro Ribeiro Nº13 8ºA

Anónimo disse...

a) O papel destinado às escolas Monásticas era a formação dos monges e às escolas Episcopais era preparar os novos clérigos urbanos.

b)Uma explicação é que se tornaram insuficientes as universidades dedicadas às formações religiosas, até porque alguns membros da nobreza e da buguesia desejavam, agora, saber mais.

c) O rei português que se distinou como poeta foi D.Sancho I.


De: Ana Margarida 8ºA Nº2

Nexa disse...

a)Escolas monásticas:
Bibliotecas
Reprodução de livros
Iluminuras.
Escolas episcopais:
Destinam-se a preparar os novos clérigos
urbanos.
b)O crescimento económico e urbano dos séc.XII e XIII, o ensino ministrado nas escolas dos mosteiros e das catedrais, dedicando-se á formação religiosa, tornou-se insuficiente, até porque alguns membros da nobreza e da burguesia queriam saber mais.

c)O rei português foi D.Sancho I

publico de novo esquexime do nome


vanessa gonçalves 8ºA nº14