Número total de visualizações de páginas

30/01/2011

Correcção da ficha formativa (parte final)

4.1 – Igreja do Cristo Redentor: Colunas clássicas, frontões triangulares, cúpula.


A Senhora e o Menino: Profundidade; pintura a óleo e sobre tela, tema religioso.

David: Rigor anatómico, nu, realismo.

4.2 – A arte do Renascimento é conhecida por arte clássica porque admirava as obras clássicas e seguiu de muito perto (copiou) os modelos usados pelos antigos gregos e romanos tanto na arquitectura como na escultura.

5.1 – Os protestantes defendem apenas dois sacramentos e que a salvação só se obtém pela fé e que a Bíblia é a única fonte de fé devendo apenas prestar culto a Deus.

5.2 – Por ex.: Para combater as heresias e expandir a fé católica foi revitalizada a Inquisição e criado o Index, uma lista de livros proibidos. Também a Companhia de Jesus desempenhou esse papel de espalhar a fé católica.

6 – A Razão é a capacidade do homem para, com a sua inteligência, estudar e compreender o mundo que o rodeia. Usar a Razão é usar os sentidos e a capacidade de encontrar respostas. Usar a Razão não é incompatível com a Religião, pois sendo a Razão uma característica humana e acreditando o Homem que Deus o criou e lhe deu a inteligência, essa inteligência é pois o que permite o isso da Razão para conhecer o mundo, para respeitar os outros e para ajudar a melhorar a sociedade em que vive.

26/01/2011

Reforma e Contra-reforma (apresentação de síntese)

Para que possas rever os teus conhecimentos sobre a Reforma e a Contra-reforma, explora a seguinte apresentação.
A Reforma protestante a reacção da Igreja Católica. 

10/01/2011

Arte Renascentista: suas principais características

Mona Lisa - Leonardo da Vinci

Agradeço às alunas Mariana Morgado e Ana Rita Bexiga o bom trabalho de síntese realizado.
Podem consultar esse trabalho aqui.

03/01/2011

O Renascimento - conceitos essenciais

Erasmo de Roterdão e Homem Vitruviano (Leonardo da Vinci)
Os séculos XV e XVI foram na Europa um período de descobertas e de procura do do saber:os países ibéricos partem à descoberta de novas terras e novos povos; o homem interessa-se por si e torna-se objecto de estudo e de valorização.

Ao conceber o Homem como centro do Universo e defendendo a sua valori­zação e dignificação, o movimento de renovação cultural dos séculos XV e XVI apelou para novos valores: o individua­lismo, o espírito crítico, a tolerância e a curiosidade científica. Embora de forma lenta e inicialmente muito localizada, uma nova mentalidade se impôs nos meios culturais europeus - a mentali­dade renascentista. Inicia-se o período do Renascimento.

Alguns importantes conceitos necessários para compreender este período:
Renascimento - Movimento cultural que surge em Itália, no século XV e que se expande por toda a Europa. Consiste, essencialmente, em fazer renascer a cultura da antiguidade greco-romana, principalmente as obras artísticas e literárias que serviram de base à formação de uma nova mentalidade.

Antropocentrismo - considera o homem no centro do mundo, como sendo o mais importante ser da criação.

Humanismo - inspira-se nos modelos greco-romanos e consiste na valorização do Homem e das suas capacidades intelectuais. Criticam a sociedade do seu tempo e os vícios dos poderosos.

Classicismo - valorização da Antiguidade clássica na literatura e nas artes e recuperação dos seus temas e modelos.

Individualismo - Afirmação plena do indivíduo que procura a fama e a glória na sua vida terrena, orgulhando-se das suas capacidades e do seu esforço.

Naturalismo - Observação e estudo da natureza e dos seus fenómenos, incluindo o estudo da natureza humana. Esta valorização da observação e da experiência teve um forte contributo dos portugueses devido às suas viagens de descoberta e permitiu o desenvolvimento das ciências (Astronomia, Geografia, Matemática, Botânica, Medicina...).

Espírito Crítico - atitude de uma pessoa que põe em causa os conhecimentos só os aceitando como verdadeiros depois de reflectir sobre eles e reconhecer os seus fundamentos. Esta atitude explica a crítica que  os humanistas fazem aos abusos do clero e dos senhores.
 
Reforma - Movimento de oposição à Igreja Católica, iniciado por Lutero no séc. XVI, que levou à ruptura com a Igreja católica e á formação de novas igrejas Reformistas (Luterana, Calvinista e Anglicana), as igrejas Protestantes.
 
Protestantismo - Nome atribuido à igrejas cristãs surgidas com a Reforma.
 
Contra-reforma - Movimento que levou a Igreja Católica a reformar-se internamente e a combater as ideias protestantes através de instituições como a Inquisição(tribunal religioso) ou o Index (censura)