Número total de visualizações de página

01/02/2010

Correcção da ficha formativa: Renascimento e Reforma

1a) Continente Europeu;
1b) A Itália e os Países Baixos.
1c) Por ex.: Paris, Colónia, Nuremberga.
1d) Porque foi nas cidades italianas que se concentram os principais centros de desenvolvimento do Renascimento.

2) O movimento cultural do Renascimento desenvolve-se na Europa, nos séculos XV e XVI e pretendia valorizar o Homem que acredita em si e nas suas capacidades para melhorar o seu destino na Terra.

3) Antropocentrismo – Ideia que valoriza o Homem e o coloca no centro de tudo. Este homem é visto como a mais perfeita das criaturas criadas por Deus.
Heliocentrismo – Teoria que defende que o Sol está no centro do universo e que os planetas giram à volta deste astro. Esta teoria foi construída depois de um estudo cuidado e opõe-se á ideia medieval que defende ser a Terra o centro do universo (Geocentrismo)

4.1) Arquitectura: - Simetria, Cúpula, colunas clássicas, frontão triangular.
Pintura: – Perspectiva e profundidade, Pintura a óleo, geometrização, sfumatto, tema religioso.
Escultura: – Nú, perfeição anatómica, Realismo, Imitação dos clássicos.

4.2) Porque é uma arte que segue os modelos produzidos pelos Antigos gregos e romanos, os clássicos.

5.1) O Luteranismo defende que o culto é prestado apenas a Deus e que a salvação se obtém apenas pela fé. A Bíblia é a única fonte de fé e apenas são reconhecidos 2 sacramentos: o baptismo e a comunhão.

5.2) A Igreja Católica para combater as heresias reforçou o papel da Inquisição e criou o Index, uma lista de livros de leitura proibida. Para expandir a fé católica para as novas terras descobertas criou a Companhia de Jesus.

6 – A Razão e a religião devem conciliar-se pois não é aceitável que por razões religiosas haja perseguições e guerras entre povos. O objectivo das religiões deverá ser o de promover o bem-estar espiritual das pessoas e não promover o medo e o ódio.

7) Qual é o modo de vida anterior? A Idade Média, o período do TEocentrismo
Em grande medida sim pois o Homem começa a assumir cada vez mais o seu papel no conhecimento do mundo e acredita nas suas capacidades e na liberdade que Deus lhe concedeu para decidir o seu destino. Agora temos um Homem que procura o conhecimento do mundo e das coisas, pensa por si próprio.

Sem comentários: