Número total de visualizações de páginas

16/09/2011

Um novo ano; novas responsabilidades

Caros alunos, neste início de ano letivo que constitui mais uma etapa da vossa caminhada enquanto estudantes, gostaria de partilhar convosco as palavras de um conceituado jornalista português que reflete sobre a importância da educação na construção do futuro dos jovens e de Portugal. Espero que a mensagem seja, por vós, compreendida:

" ESTUDAR É FUNDAMENTAL


Há 56.400 licenciados em Portugal que se encontram desempregados. Isto justifica que haja quem diga que tirar um curso superior não serve para nada(…) na verdade, quem tira um curso universitário tem muito maior probabilidade de escapar à onda de desemprego que tem varrido o país. Além disso, uma pessoa que tem um curso superior ganha no mínimo o dobro de quem tem a formação básica.

O verdadeiro problema de Portugal é precisamente este: é que menos de um quinto da sua população ativa dispõe de formação superior. E isto reflete-se negativamente a todos os níveis: somos menos empreendedores, sabemos fazer menos e o que fazemos não sabemos fazer tão bem como os outros. E apesar dos críticos da aposta na educação, não se conhece nenhuma outra maneira de quebrar o ciclo de miséria em que muitas famílias estão mergulhadas sem aumentar a formação escolar e profissional das jovens gerações. Estudar é a aposta certa num futuro melhor.
Nicolau Santos, jornal Expresso

1 comentário:

Anónimo disse...

1-Os três principais problemas que afectaram a Europa no séc -XIV foram as guerras, as epidemias e as fomes.
2-As consequências da quebra demográfica foram, a falta de mão-de-obra, que fizeram perder rendimento ao senhores
3-O responsável por esta lei foi o rei D. Fernando no séc – XIV.
4-As medidas adoptadas por esta lei foram:”se o senhor das herdades as não pudesse lavrar, por serem muitas ou em desvairadas partes, que as outras fizessem lavrar por outrem ou desse a lavrador…”

josé Araújo