Número total de visualizações de páginas

15/10/2012

Tratado de Tordesilhas (ficha de trabalho)


1 - Identifica os locais assinalados no mapa com os números 1 a 8.

2 - Refere, a partir do documento, as razões que levaram à substituição do Tratado de Alcáçovas pelo Tratado de Tordesilhas.

10 comentários:

Marília disse...

1-1- Brasil
2- Arguim
3- S. Jorge da Mina
4- Cabo da Boa Esperança
5- Moçambique
6- Goa
7- Malaca
8- Macau
2- Foi porque os espanhóis descobriram o brasil e depois os portugueses disseram que era deles porque o tratado dizia que o que estivesse a sul das Canárias era para os portugueses e a norte para os espanhóis. E então fez-se outro tratado.

Anónimo disse...

1 – Brasil
2-Cabo Bojador
3-São Jorge da Mina
4-Cabo da Boa Esperança
5-Moçambique
6-Calacute
7-Malaca
8-Macau

2 – Cristóvão Colombo pensou ter descoberto a India e resolveu ir a Portugal antes de regressar a Castela dizer a D. João II que tinha descoberto a India mas D. João II contestou e acabaram por assinar outro tratado onde Portugal só podia descobrir para sul e Castela para norte.

José Araújo
Nº8
8ºA

Anónimo disse...

1:
1- P.Seguro/ Brasil
2- Cabo Bojador
3- Serra Leoa
4- Cabo da Boa esperança
5- Moçambique
6- Goa/Índia
7- Malaca
8- Macau

2: O tratado de Alcáçovas foi substituído pelo tratado de Tordesilhas porque quando Cristóvão Colombo descobriu a América (Antilhas) numa viagem até Índia por mar por ordem do rei de Espanha, pensando que tinha chegado até Índia foi dar a noticia ao rei de Portugal. Pouco depois veio-se a descobrir que o sítio onde Cristóvão Colombo tinha chegado fazia parte da metade do tratado de Alcáçovas de Portugal e com este desentendimento teve que se fazer outro tratado, o Tratado de Tordesilhas.

Iolanda nº6 8ºano

Carolina Cruz Nº 4 disse...

1-

1 Brasil
2 Cabo Bojador
3 Mina
4 Cabo Da Boa Esperança
5 Monçambique
6 Goa
7 Malaca
8 Macau

Tatiana Barata Nº 13 disse...

Ex: 1
1- Porto seguro
2- Cabo Bojador
3- Mina
4- Cabo da Boa Espernça
5- Monçambique
6- Goa
7- Malaca
8- Macau

Bruna Matos Nº3 disse...

Ex:1
1-Brasil;
2-Cabo Bojador;
3-Mina;
4-Cabo de Boa Esparança;
5-Monçambique;
6-Goa;
7-Malaca;
8-Macau;
Ex:2
As razões que levaram á substituição do tratado de alcáçovas pelo tratado de tordesilhas foram:Cristóvão Colombo chegou ás antilhas,pensando qe tinha chegado á Ásia,mas como as antilhas se localizavam a sul do paralelo de alcáçovas,o papa foi obrigado a mudar o tratado,passando a existir o tratado de tordesilhas.

Anónimo disse...

PERGUNTA 1:

1-Brasil
2-Cabo Bojador
3-Serra Leoa
4-Cabo da Boa Esperança
5-Sofala
6-Goa
7-Timor
8-Macau

PERGUNTA 2:
O tratado foi trocado porque o tratado não interessava a nenhum país.
Sandro Sousa Nº11 8ºA

Tatiana Barata disse...

Ex: 2
Porque o Rei Espanhol tinha encontrado uma propriedade que pertencia a Portugal e o Rei Português queria a terra ( como lhe pertencia ) mas o Rei Espanhol não concordou e quis outro tratado, o Tratado de Tordesilhas.

Anónimo disse...

1:
1-Brasil
2-Cabo do Bojador
3-S.Jorge da Mina
4-Cabo da Boa Esperança
5-Moçambique
6-Ìndia
7-Malaca
8-Macau

2: As razões que levaram a substituição do tratado de Alcáçovas pelo tratado de Tordesilhas foram as seguintes: foi porque o rei D. João segundo queria as terras a descobertas ou a descobrir para oriente e também por causa do Brasil.

trabalho realizado por:André Ribeiro

PROFESSOR disse...

1 - Porto SEguro (Brasil)
2 - Cabo Bojador
3 - Feitoria da Mina
4 - Cabo da Boa Esperança
5 - Moçambique
6 - Calecute (India)
7 - Malaca
8 - Macau

2 - A viagem de Cristóvão Colombo para Ocidente descobriu novas terras (Antilhas)localizadas a sul das ilhas Canárias. D. João II enviou imediatamente uma embaixada aos reis católicos e mandou preparar uma esquadra para ir tomar posse das novas ilhas que pelo tratado de Alcáçovas lhe pertenceriam. Desejosos de evitar a guerra, os reis de Castela pediram apoio papal para as suas pretensões. O Papa Alexandre VI, fez elaborar um novo tratado (Tordesilhas, dividindo o mundo desconhecido em duas partes, a oriental para Portugal e a ocidental para Castela, segundo um meridiano passando a 100 léguas (320 milhas) a oeste das ilhas de Cabo Verde. Negociações diretas entre os dois países conduziram a um acordo melhor: pelo Tratado de Tordesilhas (1494), a Terra era dividida em duas áreas de descobrimento e conquista, segundo um meridiano passando a 370 léguas (1184 milhas) a oeste de Cabo Verde. A parte ocidental caberia a Castela, a oriental a Portugal. O Tratado impediu uma guerra entre as duas nações e entregou a cada uma delas a sua área livre de descoberta e expansão.

História de Portugal (direção e Oliveira MARQUES), volume II: Do Renascimento às Revoluções Liberais, Editorial Presença, 1998.