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22/10/2013

Orientações de aprendizagem

Nota do professor: Para preparar convenientemente os momentos de avaliação sumativa, deves, atempadamente, analisar as orientações de aprendizagem e começar a estudar usando o manual e os apontamentos do teu caderno diário. Qualquer dúvida que te surja deverá ser colocada ao professor na sala de aula ou em qualquer momento onde te seja possível reunir com o docente. Usa o email para tirar dúvidas: gouveiajm@gmail.com
Bom trabalho!

Identifica as principais diferenças entre os estilos românico e gótico.

Conhecer os fatores (causas) que estiveram na origem da crise do século XIV.

Avaliar as consequências da crise (demográficas, económicas e sociais).

Conhecer a ação dos reis portugueses para tentar ultrapassar os efeitos da crise do século XIV, em Portugal.

Compreender os factos que estiveram na origem da crise política portuguesa e o seu desenvolvimento.

Conhecer as tomadas de posição e o envolvimento da sociedade portuguesa nesta crise política.

Justificar a importância da batalha de Aljubarrota.

Localizar no tempo e no espaço o expansionismo europeu.

Assinalar os fatores (motivações e condições) que contribuíram para o pioneirismo português na expansão europeia.

Mostrar o interesse de toda a sociedade portuguesa na expansão.

Explicar os interesses que estavam na base da expedição portuguesa a Ceuta.

Compreender as principais razões do fracasso da expedição a Ceuta.

Conhecer as primeiras descobertas e o modo de ocupação e exploração das ilhas atlânticas.

Conhecer as principais fases da descoberta e o modo de exploração da costa africana 


Comparar a política expansionista de D. Afonso V com a de D. João II.

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