Número total de visualizações de páginas

06/11/2011

A Rivalidade Luso-Castelhana

Realiza as tarefas associadas ao mapa que te apresento. Amplia-o  e observa a informação nele disponível.


4 comentários:

João Gouveia disse...

2- Porque o Cristóvão Colombo descobriu as Antilhas: devido a essa descoberta, houve muitos desentendimentos porque as Antilhas, segundo o Tratado de Alcáçovas, ficavam numa parte que pertencia a Portugal, mas os Castelhanos não aceitaram isso e esteve para haver guerra e o Papa, para isso não acontecer, criou o Tratado de Tordesilhas que dizia que as Antilhas eram dos Castelhanos e os territórios da Índia ficavam para os Portugueses.


João Gouveia/nº12/8ºA

Sofia Ribeiro nº18 8ºA disse...

1-As Antilhas localizam-se ao pé da América.

2-As razões que levaram á substituição do tratado de Alcáçovas pelo tratado de Tordesilhas foram:Cristóvão Colombo chegou ás Antilhas (América), pensando que tinha chegado á Ásia, mas como as Antilhas se localizavam a sul do paralelo do tratado Alcáçovas(logo pertenciam aos portugueses), o papa foi obrigado a mudar o tratado, passando a existir o tratado de Tordesilhas.

Anónimo disse...

2-As razões que levaram á substituição do tratado de Alcáçovas pelo tratado de Tordesilhas foram porque o rei D. João II desconfiavam que se alargasse 370 léguas a ocidente das ilhas de Cabo Verde havia as Antilhas e que Castela não podia ficar com elas. Castela só podia ficar com as terras a descobrir a ocidente.
André Ribeiro

Anónimo disse...

RESPOSTA DO PROFESSOR

A rivalidade entre Portugal e Castela pela descoberta e exploração de novas terras foi resolvida com o Tratado de Alcáçovas que reservava o espaço a sul daquele paralelo para a expansão portuguesa, cujo objectivo era a descoberta de um caminho marítimo que pudesse levar os portugueses até ao Oriente e às suas riquezas.
O navegador genovês Cristóvão Colombo propôs ao rei D. João II a descoberta da Índia navegando para ocidente, projecto que o rei português recusou pois tinha muito avançado o processo de descoberta da passagem do Atlântico para o Índico. Colombo perante a recusa foi propor este projecto a Castela que o aceitou. Em 1492 este navegador chega às Antilhas descobrindo a América.
Ao regressar à Peninsula Colombro deu conta da descoberta a D. João II que depois de verificar a respectiva localização reivindicou (exigiu) a posse deste território por estar na parte que o tratado de Alcáçovas destinava a Portugal. Iniciou-se um conflito diplomático entre Portugal e Castela que o papa procurou resolver através de uma nova proposta de divisão do mundo a descobrir. Este consistia num meridiano que passava a 370 léguas a ocidente de Cabo Verde (inicialmente seria a 100 léguas mas D. João II não aceitou). Este tratado foi assinado em 1494 e ficou conhecido por Tratado de Tordesilhas. A nova divisão agradava aos dois reinos, mas fica a dúvida face à exigência de D. João II ter imposto uma linha 270 léguas a ocidente de Cabo Verde que se veio a revelar importante para a posse do Brasil. Será que este território já seria conhecido e os portugueses especialmente empenhados com a chegada á India fizeram segredo da sua descoberta? Talvez um dia a história o consiga esclarecer.