Número total de visualizações de páginas

28/01/2013

O mercantilismo: revisões

O mercantilismo e a riqueza das nações

Documento 1
"O objetivo de Colbert é tornar o país mais opulento que todos os outros(...) rico nas artes [manufaturas], sem ter necessidade de coisa alguma e com capacidade de fornecer toda a espécie de coisas aos outros estados.(...) Faz tudo para instalar em França as melhores indústrias e impede os outros estados de introduzirem os seus produtos no reino da França. (...) 
Relatório do embaixador veneziano na corte de França, 1665-1668 (adaptado)

Documento 2

1 - Apresenta as medidas postas em prática pelos defensores do mercantilismo para atingir o seu principal objectivo: permitir aos Estados a acumulação de metais preciosos.

2 - Identifica o governante responsável pela aplicação desta doutrina económica, em França.

3 - Identifica a actividade económica mais rentável desenvolvida no Antigo Regime e os produtos que asseguravam esse lucro.

2 comentários:

Anónimo disse...

1-Um pais para ser rico tem que ter metais preciosos, exportando muito e importando pouco.Exportar mais através de: monopólios,exploração colonial e manufaturas.Importar menos através de: taxas alfandegárias e leis pragmáticas.
2-O governante era Luis XIV.
3-Essa atividade era o comércio e os principais produtos eram: especiarias,tabaco,chá,açucar e escravos.

Edgar Belo 8º nº 5

Jorge Gouveia disse...

A resposta do Edgar está correta, excepto a pergunta 2 em que segundo o documento deveria referir Colbert e não o rei Luis XIV.